PEU DE ALTO MOLÓCUÈ: Proposta de uma Autarquia espacialmente urbanizada, resiliente e economicamente sustentável

CLIENTE: Conselho Autárquica da Vila de Alto Molócuè

FINANCIAMENTO: Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural

PRAZO: 2017 - 2019

EQUIPA: 15 Especialistas da VT, Lda

STATUS: Aprovado pela Assembleia e ractificado pelo MAEFP

PRINCIPAIS ACTIVIDADES

  • Desencadeamento de processos participativos através de audiências públicas, Levantamentos de dados e informações de caracter físico-geográficos, Socio-ambiental, económicos, históricos e cultural; Elaboração de cartografias necessárias.
  • Desenho dos cenários de desenvolvimento da Vila Municipal de Alto Molócuè, teve como base a visão de “uma Autarquia espacialmente urbanizada, resiliente e economicamente sustentável”. Dos três cenários, o preferencial foi o de “Cidade Compacta” que propôs a criação de um modelo territorial orientado para a densificação do solo de forma compacta, maximizando sinergias e fortalecendo a centralidade urbana, em resposta de diversos problemas urbanos, tendo como vantagem para a autarquia, o ganho de áreas para protecção ecológica e de áreas sensíveis a riscos climáticos que cada vez tendem a abranger as áreas de expansão urbana. As linhas de forças, definidas, do Cenário de Desenvolvimento Urbano foram: Integrar a divisão da Vila de Alto-Molócuè pelo Rio Molócuè zona comercial (Sul) e administrativa (Norte), Estabelecer uma área para o desenvolvimento turístico na direcção sul-Este sentido de Nampula; Manutenção da área de deposição de resíduos sólidos; Provisão de 3 zonas de expansão habitacional para jovens, para antigos combatentes e população em geral.
  • Foram elaborados os seguintes entregáveis: i) Relatório de Analise da Situação Actual e respectivas plantas; Relatório de fundamentação das Opções Tomadas no Plano e respectivas peças desenhadas da proposta (plantas), e, iii) Regulamento do Plano e; iv) Plano de Execução (de Implementação). Os entregáveis foram concluídos, entregues e aprovados

Copyright 2020 - Vocação Técnica, LDA - Todos Direitos Reservados.