CLIENTE: Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural e MAEFP
FINANCIAMENTO: Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural e MAEFP
PRAZO:
2017 - 2019
PARCEIRO: TSPA Alemanha
EQUIPA: 15 Especialistas da VT, Lda
STATUS: Implementado com sucesso em seis autarquias (Boane, Alto Molócuè, Gurúè, Sussundenga, Nhamatanda e Milange)
FERRAMENTA MEDOLÓGICA ÚNICA E INOVADORA EM MOÇAMBIQUE
No contexto do projecto da Vocação Técnica de elaboração dos Planos de Estrutura Urbana (PEU) para 9 municípios de Moçambique, houve necessidade técnica de garantir maior apropriação por parte das Autarquias, dos instrumentos elaborados.
Assim, a Vocação Técnica, com assistência de um dos seus parceiros, a TSPA-Alemanha, introduziu o “Desenho Participativo de Cenários de Desenvolvimento Autárquico“. Trata-se de uma metodologia inovadora e única em Moçambique, que aplica uma ferramenta de aprendizagem participativa para obter resultados mais apurados e apropriados pelos próprios Tomadores de Decisões Municipais (Técnicos e Presidentes) e Direcções Ministeriais a nível do Governo Central.
Com base nesta metodologia, foi possível fazer a validação do diagnóstico da situação actual do desenvolvimento urbano das autarquias; avaliação das prioridades de desenvolvimento urbano de cada autarquia como resultado do diagnóstico do Relatório da Situação Actual (RSA) e das Audiências Públicas (AP); delineamento e avaliação dos diferentes Cenários de desenvolvimento urbano, para cada Autarquia alinhados com os resultados da situação existente, da visão e das prioridades de governação local; Alinhamento das prioridades e agendas autárquicas ao desenvolvimento urbano nacional e Avaliação e validação dos cenários consensualizados que nortearão a elaboração das propostas de estruturação urbana para os próximos 30 anos.
O Desenho Participativo foi realizado em formato de workshop, envolvendo Técnicos dos Ministeriais (MITADER e MAEFP) e Técnicos e Presidentes Municipais das Autarquias de Alto Molócuè, Milange, Gurúè (Província da Zambézia) Nhamatanda (Província de Sofala) e Boane (Província de Maputo).
OBJECTIVOS
PARTICIPANTES
Participaram no Seminário um total de 30 participantes, com a seguinte especi cação:
a) Presidentes das Autarquias de Alto Molocué, Gurúè, Milange, Nhamatanda e Boane (em número de 5);
b) Técnicos dos Municípios de Alto Molócuè, Milange, Gurúè, Boane e Nhamatanda (em número de 10 pessoas);
c) Vereadores dos Municípios de Milange e Nhamatanda
d) Representantes do MITADER – Direcção Nacional de Ordenamento Territorial e Reassentamento (5 pessoas);
e) Representantes do MAEPF – Direcção Nacional de Desenvolvimento Autárquico MAEFP (2 pessoas);
f) Equipa de Consultoria: Vocação Técnica e TSPA (10 Técnicos de diferentes especialidades).
RESULTADOS: Harmonização da Visão, Prioridades e dos Indicadores e Produção do Cenário Potencial para cada autarquia
A harmonização da Visão com as prioridades e dos indicadores conduziu à produção de Cenários ideais de desenvolvimento urbano. Este exercício foi desenvolvimento com base de re exões de cada autarquia.